A rota dos Meandros percorre um vale de povoamento disperso, encravado entre os contrafortes das serras da Estrela e do Açor. A ocupação humana deste território é antiga como comprovam os vários núcleos de arte rupestre gravada datados desde o Neolítico.
A anterior Rota da Ribeira de Piódão (PR1 SEI) foi melhorada e convertida na atual Rota dos Meandros.
A rota da Ribeira de Loriga percorre um vale extenso, alojado no flanco sul da serra da Estrela. No trajeto, o engenho e a tenacidade das gentes que aqui vivem revela-se nas vastas áreas de campos armados em socalcos e nos poços de broca, um dos aspetos mais peculiares da paisagem serrana.
A rota da Missa segue por um caminho antigo que assegurava a ligação entre as povoações do vale da ribeira da Teixeira. A designação deste percurso resulta de no passado a missa dominical se realizar na capela de N. Sr.ª da Conceição, na Teixeira, sendo muitas as pessoas que então faziam o trajeto.
A rota das Canadas percorre um amplo anfiteatro natural, alojado no sopé da vertente sul do planalto da Torre. Na entrada deste relevo, localiza-se a pitoresca aldeia de Alvoco da Serra, ponto de partida de um percurso que se desenvolve por uma intrincada rede de caminhos murados designados de canadas.
ver no mapa