Cadafaz

Celorico da Beira

Ícone nature

Natureza

Sobre
Cadafaz

Cadafaz: o nome não engana. Se a lenda conta que, na origem desta aldeia do planalto beirão, cada habitante, hábil nas artes da carpintaria, construiu a sua própria casa com a madeira dos enormes castanheiros que por lá existiam (“cada um faz”, comentava-se nas serranias vizinhas), hoje cada visitante faz do passeio por Cadafaz uma experiência à sua medida.

Uma das melhores formas de explorar os caminhos desafiantes e a natureza verdejante desta terra de agricultores e pastores – onde oliveiras e rebanhos marcam a paisagem – será, provavelmente, à boleia de uma bicicleta. Cadafaz distingue-se pelos seis trilhos específicos de Enduro/BTT (no total 15 quilómetros), que integram a Rede de Caminhos de Montanha Cicláveis, e que constituem o BikePark Cadafaz Rapa, palco de provas frequentes da modalidade.

Todavia, seja a pé, com duas ou quatro rodas, há muito para descobrir. Para não se perder, basta seguir a quadra: “Cadafaz está no meio / De Vale d’Azares e Prados / Rapa e Souto Moninho / São os guardas dos dois lados”.

Ver no mapa

ver no mapa