Percurso circular de elevada dificuldade física que se desenvolve em plena encosta da Serra da Estrela. Inclui a passagem por vias que proporcionam um amplo panorama sobre o Vale Médio do Mondego e a travessia por locais emblemáticos de Seia como a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros e o lugar da Senhora do Desterro.
Percurso circular, que acompanha as margens do Rio Seia, passando por vários vestígios que remontam à Idade Média, como sejam pontes e calçadas, em bom estado de conservação. Percurso com vários pontos de apoio, quer pela passagem por inúmeras fontes, quer pela passagem por cafés e restaurantes. Este percurso deverá fazer ligação ao futuro CBTT de Oliveira do Hospital.
Percurso circular que inclui a passagem por áreas de montanha, situadas a altitudes próximas dos 1500m, de que se salientam o Vale do Rossim e as Penhas Douradas. O circuito tem um grau de dificuldade muito elevado, mas de grande qualidade pelo tipo de trilhos e desafios proporcionados. A partir das Penhas Douradas, faz a ligação ao percurso 15 do CBTT de Manteigas, permitindo a realização de uma grande rota, que poderá ser percorrida em dois dias. No Sabugueiro e no Vale do Rossim existem boas possibilidades de apoio.
Percurso circular de elevada dificuldade física, que tem como ponto de partida a Aldeia de Montanha de Valezim, inclui a passagem por áreas de montanha, com altitudes próximas dos 1652 metros, e com uma distância total de 48 km. O circuito é de grande qualidade pelo tipo de trilhos e desafios proporcionandos, destacando-se os seguintes locais, a subida de São Bento (Adamastor), a Lagoa Comprida, Portela do Arão, Senhora do Espinheiro, Sterrato da Póvoa Velha, Ponte dos Jugais e o centro da cidade de Seia.
Percurso circular de moderada dificuldade física com distância total de 65 km. O circuito desenvolve-se em redor da paisagem protegida regional da serra da Gardunha, passando pelas Aldeias de Montanha do concelho do Fundão, Alpedrinha, Alcongosta e Alcaide. No seu decurso são muito os locais que se destacam como os campos de cerejeiras em flor na primavera, a Albufeira da Marateca e a Casa da Cereja.
Percurso circular de moderada dificuldade física com distância total de 51 km. Este percurso tem como ponto de partida a Aldeia de Montanha de São Jorge da Beira, terra de minas, de pastores, agricultores e carvoeiros, assim como a travessia por locais emblemáticos a Barragem de Santa Luzia, as Minas da Panasqueira e a Portela de Unhais.
Percurso circular de elevada dificuldade física, que tem como ponto de partida a “capital da piscinas naturais” a Aldeia de Montanha de Cortes do Meio, no concelho da Covilhã. Este circuito que tem uma distância total de 62km, trata-se de um verdadeiro desafio passando por uma das mais distintivas formas de erosão glaciária da serra da Estrela como o Covão do Ferro, e ainda outros locais bastante emblemáticos Unhais da Serra, a estância de Montanha das Penhas da Saúde, o Sterrato de Unhais, e os miradouros dos Carqueijais e dos Piornos.
Esta rota ciclável de estrada é um percurso circular, e é um dos percursos de menor distância, cerca de 50 km, mas de elevada dificuldade física pois desenvolve-se em plena encosta da Serra da Estrela porporcionando vistas com um amplo panorama desta serra. Inclui a travessia por locais emblemáticos do concelho de Seia, como a Aldeia de Montanha de Cabeça, a passagem pela povoação de Casal de Rei, a Portela do Arão, e a Praia Fluvial de Sandomil. No concelho de Oliveira do Hospital na Aldeia de Montanha de Alvoco das Várzeas destaque para a praia fluvial e os açudes que durante o inverno é difícil eleger qual o mais bonito.
Percurso circular de elevada dificuldade física, com uma distância total de 87km. O circuito tem início na vila de Loriga, que integra a rede de Aldeias de Montanha, local que proporciona um amplo panorama sobre a praia fluvial de Loriga e sobre a rota da Garganta de Loriga (PR5 SEI). Ao longo deste desafiante percurso acompanhará as margens do rio Alva, onde se destacam as praias fluviais de Sandomil e de São Sebastião da Feira, ainda no concelho de Oliveira do Hospital ao passar pela praia fluvial de Alvoco das Várzeas é imprescindível atravessar a ponte medieval. A estes lugares destacam-se ainda os Viveiros da Portela do Arão, as Pedras Lavradas e a Aldeia de Montanha da Vide.
ver no mapa