Capela da Nossa Senhora da Copacabana

Construída no século XVII, a mando do padre Simão Soveral - que lá se encontra sepultado- esta capela encontra-se situada no Outeiro. A edificação inicial não durou até aos nossos dias, acabando por ter de ser reerguida pelo povo.

A sua construção é em planta quadrangular com uma cobertura de quatro águas e a fachada em empena reta. A capela possui um adro envolto com um muro e, na extremidade norte, um pequeno cruzeiro.

Monsenhor Pinheiro Marques refere a história associada ao nome:

este misterioso nome de Copacabana se tornou do lugar onde é venerada, que é uma vila do império Peruano, onde é venerada num convento de Agostinhos, com grande devoção pelos muitos prodígios. Encontrando-se aí um clérigo chamado Simão de Soveral, natural da vila de Fornos, e adoecendo gravemente, prometeu à Senhora que, se ela lhe desse vida e o levasse à sua pátria, lhe edificaria nela uma casa em que se colocasse uma imagem sua (Marques, s.d.)

De forma a cumprir a sua promessa, o Padre Simão Soveral Tenreiro ordenou a edificação da Capela da Nossa Senhora da Copacabana.

Figueiró da Granja, 6370-041, Fornos de Algodres

40.628394, -7.498614

271708378

Ver no mapa

ver no mapa