Cabeça

Seia

Ícone nature

Natureza

Sobre
Cabeça

Natal é quando um homem quiser e, para as gentes de Cabeça, os preparativos das festividades começam aos primeiros dias de outono: na aldeia montanhosa, situada num morro (ou cabeço) da encosta norte da Serra da Estrela, todos os habitantes ajudam a erguer uma das mais genuínas e sustentáveis festas natalícias do território nacional.

Cabeça converteu-se, nos últimos anos, na “Aldeia Natal”. Em dezembro, as suas ruas e casas de xisto enchem-se de luzes LED e das decorações natalícias de materiais recicláveis ou de origem natural (como giestas, vides, folhas de fetos ou lã das ovelhas bordaleiras Serra da Estrela) que os habitantes locais fizeram à mão, em animado convívio, ao longo das semanas anteriores. Ao mesmo tempo, as portas abrem-se para mostrar os saberes e sabores locais aos visitantes, que chegam aos milhares.

Esta é “uma festa genuína, feita por gente genuína” (como se garante por lá). Mas isso não significa que em Cabeça a tradição não se cruze com a inovação. Ali, numa das primeiras freguesias nacionais com cobertura wi-fi gratuita, mora a primeira aldeia LED de Portugal (em 2011, foi pioneira a substituir a iluminação pública tradicional pela mais económica e ecológica tecnologia LED).

Mas há mais motivos para uma visita, mesmo fora da época festiva: a descoberta do património cultural e de natureza da aldeia, com destaque para os socalcos que os agricultores locais moldaram ao longo de séculos e que agora se materializam em duas rotas das mais atrativas da serra da Estrela (a Rota dos Socalcos e a Rota da Ribeira de Loriga). Afinal, as gentes de Cabeça honram as tradições todos os dias do ano.

Ver no mapa

ver no mapa