Com uma longitude de, aproximadamente, 20 km, a ribeira da Muxagata corre no sentido sudoeste e as suas águas desaguam na margem direita do rio Mondego, no concelho de Fornos de Algodres. Neste local, a ribeira corre no fundo de um vale aplanado encaixado entre vertentes pedregosas mais ou menos abruptas. Esta morfologia particular deve-se à acumulação de sedimentos transportados pelo curso de água, aluviões, a qual se processa sobretudo em períodos de maior caudal.
Ao longo do curso de água desenvolve-se uma galeria de vegetação ribeirinha densa, dominada por amieiros, capaz de suportar uma diversidade de fauna comparável a um bosque de folhosas. Nas margens, a profundidade e fertilidade dos solos aluvionares resultou na transformação dos bosques ribeirinhos naturais em prados semi-naturais, apresentando-se submetidos ao pastoreio de rebanhos de cabras e ovelhas.
As vertentes envolventes encontram-se cobertas por amplas áreas de matos de giesta-das-serras e, pontualmente, por bosquetes de carvalho-negral. Estas formações vegetais resultam da degradação dos carvalhais originais e o seu aparecimento associa-se à atividade agro-silvo-pastoril tradicional da região.
40.638003, -7.471767
ver no mapa